C R E D E N C I A L - Obtenção e Uso

Informações para a obtenção e uso da Credencia de Peregrinos

A Credencial do Peregrino, renovando a tradição das cartas de apresentação (ou salvo condutos) dos antigos peregrinos, é um documento que as Associações credenciadas fornecem às pessoas que a solicitam, como um meio de serem facilmente reconhecidos como peregrinos e de receber a tradicional hospitalidade do Caminho.

Carimbo do RCPJ

Podem solicitar a credencial aqueles que peregrinam pelos Caminhos de Santiago a pé, de bicicleta ou a cavalo.
A credencial não será fornecida para aqueles que desejam viajar em carros de apoio (salvo por motivo de força maior).

A credencial é fornecida, a preço de custo, às pessoas que a solicitam e cumprem todas as condições para poder recebê-la. Serão cobradas despesas tais como as bancárias, os custos de correio e os custos de impressão/produção do material enviado.
Não é necessário ser um associado para pedir a credencial.
Associados da AACS, que estiverem em dia com a tesouraria, receberão a Credencial sem custos.
Para saber se você está em dia com as suas anuidades, use seu ID e senha e faça o acesso à Sala Vip pela homepage deste site. Como alternativa, você pode solicitar esta informação através do e-mail mariojoaca@globo.com .

As pessoas que residem no Rio podem receber a Credencial em nossas reuniões, que acontecem toda primeira sexta-feira de cada mês na Casa d´Espanha.

Os peregrinos devem se comprometer a comportar-se de modo adequado em todo o Caminho e, especialmente, nos albergues de peregrinos. Ao menos uma vez ao dia, deverão solicitar a algumas instituições ao longo do Caminho para que coloquem na credencial um carimbo, com assinatura e data, como prova de sua passagem pelo local. Ao chegar à Catedral de Santiago, aqueles que desejarem, poderão solicitar a Compostela (documento tradicional que comprova a peregrinação à Compostela, "devotionis causa") mediante a apresentação da Credencial, desde que tenham cumprido todas as condições exigidas pela Igreja.

Os peregrinos podem receber acolhida gratuita em muitos lugares do Caminho, em função do trabalho desinteressado de várias pessoas, de acordo com os meio materiais disponíveis. É necessário respeitar as normas que regem o uso de cada refúgio. Em alguns casos, a limitação de espaço faz com que se imponham restrições ao alojamento de acompanhantes em carro de apoio ou a peregrinos que se locomovem com bicicletas. Deve-se aceitar todas estas limitações com o espírito de irmandade próprio dos verdadeiros peregrinos.

Os hospitaleiros poderão reter as credenciais dos peregrinos que não tenham cumprido as condições para recebê-las ou que não se comportem de modo adequado nos seus albergues.

LINKS

Clique neste link para saber como fazer seus pagamentos.

Clique neste link para preencher o formulário de Solicitação de Credencial.

Clique neste link para saber como entrar em nossa lista de discussão na internet e saber detalhes importantes sobre como obter a Compostela.

Em caso de necessidade, faça contato pelo telefone (21) 2239-7188 ou escreva para: ineserpa@terra.com.br.