PALAVRAS DO CAMINHO

- Padre Renato

  • Pamplona, 27.04.2006.

  • Queridos amigos(as), muita PAZ!

    Estou em Pamplona, já conheci Catarina e Eugênio, falta chegar Renato Prado, de SP, aí estaremos completos para começar o Caminho.

  • "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará." Sl 37,5.

    Sinto-me inspirado e animado para viver este grande desafio. Santiago (imagem anterior) e Santo Inácio, peregrinos de Deus nos acompanha nos caminhos da vida e do seguimento a Jesus. "Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade;" Sl 85,11

    Hoje almocei com meus irmãos jesuítas, foi muito agradável, e pela tarde caminhei pela cidade com Catarina, que simpatia de pessoa. Eugenio descansou da longa viagem.
    "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." Sl 119,105.

    Sempre que possível estarei enviando notícias, o tempo por aqui nao está bom para começarmos pelos Pirineus, vamos ver amanha, temos outras possibilidades.
    Rezo por todos vocês. Continuem com Deus!
    Terno e eterno abraço, Pe. Renato,SJ.
    "Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração. Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim." Sl 119,32-33.

    Burgos, 11.05.2006

    Queridos amigos(as), muita PAZ! A vida, com sua dinâmica, é o grande caminho de cada um de nós. Mais uma vez chego até vocês com meu carinho, com minha saudade, com minha fé e esperança, com estes lugares maravilhosos que tenho respirado, contemplando minha vida, minha história e tantos que dela fizeram e continuam fazendo parte. Chego em Burgos com bastante cansaço e com muita alegria também. Tem sido lindo demais da conta fazer , viver, sentir, saborear o caminho de Santiago. "E seguireis o vosso caminho." Gn 19,2.

    Tudo é muito especial e cheio de sentido, de luz, de magia, de cores, texturas e cheiros. Estou encantado com tanto caminhar, quero ser um eterno peregrino.
    Tenho rezado bastante, de tantas formas, com liberdade e tanto amor. Tenho vocês em meu coração, no mais íntimo de mim mesmo, junto de Deus e junto a toda humanidade. Quero ser, mais e mais, cidadão do mundo, aberto a todas possibilidades de vida. Há momentos difíceis, de dor, de muito suor, mas eu quero seguir, seguir sempre!

    Olha, depois de uns dias mais sozinho, foi maravilhoso re-encontrar os companheiros brasileiros, rever Catarina e saber que ela continua o caminho, conhecer Acácio e Orietta, este casal super legal no seu Refúgio em Villaria de La Rioja, nossa foi um momento muito especial mesmo, Deus seja louvado!!!
    Depois segui o caminho com meu xará Renato e em Villafranca nos esperavam Beto e Eugênio. Que legal esta turma!!!

    É possível encontrar tempo para tudo, momentos de silêncio profundo, de risos e de partilhas, de contemplar, de rezar com as imagens nas igrejas, com a natureza e com pessoas tao interessantes que encontramos ao longo do caminho, nos povoados e no meio das plantações. "O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite." Ex 13,21.

    León, 20.05.2006.

    Meus queridos amigos(as), muita PAZ!
    Mais uma etapa do caminho percorrida com grandes e fortes experiências. Realmente foi uma semana difícil, digamos que desoladora, mas também com momentos de oásis. Muitas dores com a famosa tendinite, febre com insolação, mas com preciosos lugares e momentos de partilha, celebração, muito silêncio, reflexões pessoais, comidas gostosas, paisagens bonitas e tristes também, enfim, foi uma etapa de crescimento e mergulho nos limites do corpo, com a alma cheia e aberta ao milagre da VIDA! "O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite." Dt 1,31.

    Tenho alternado com momentos de maior solidão e silêncio e também de partilha e convivência. Como é bom caminhar sozinho, respirar o ar puro, soltar os pensamentos naquelas paisagens tão relaxantes, que clima bom está fazendo, que época maravilhosa para viver o caminho. Como é importante estar com a gente mesmo, na intimidade do silêncio e da presença amorosa de Deus, como é bom! Estou maravilhado com tanta arte pelo caminho. Apesar do cansaço ao chegar, procuro conhecer as Igrejas, monumentos e museus mais importantes. Encantei-me com Carrión de los Condes e Sahagún, sem falar nas maiores cidades. "É de sonho e de pó, o destino de um só/ Feito eu perdido em pensamentos / Sobre o meu cavalo / É de laço e de nó, de gibeira o jiló, / Dessa vida cumprida a sol" Romaria (Renato Teixeira)

    Continuo fazendo novas amizades, são muitos peregrinos pelo caminho, depois de alguns dias a gente volta a se encontrar em povoados diferentes, que alegria a convivência e a partilha, que legal, que espírito fraterno, simples, gratuito, espontâneo, bom demais da conta!!! Como é bom celebrar a eucaristia com eles, partilhar algo mais forte do caminho, rezar juntos, brincar, que experiência forte... acredito que tudo isso nos muda bastante! "Eis que, já hoje, sigo pelo caminho de todos os da terra" Js 23,14.

    Passei dias difíceis também, foi duro, mas de muito crescimento, estou firme, animado e feliz com o Caminho. Em León está sendo muito legal, que cidade linda!!! Contem com minhas oraçoes! Continuem com Deus! Grande e fraterno abraço, Pe. Renato,SJ.

    Semana Santa Sevilha - 2006

    Sevilha, Abril-2006.

    Queridos amigos(as), muita PAZ!
    E aí, como estao vivendo a Semana Santa? No domingo de Ramos ainda participei da missa na Catedral e no final da tarde em uma belíssima procissao pelo centro de Madrid.
    Fiz uma ótima viagem até Sevilla, estou deslumbrado com esta cidade e suas belezas.

    Na quarta-feira, quando cheguei, pelo caminho já encontrei uma procissao, a de Sao Bernardo, a paróquia onde está situada a nossa comunidade SJ, quanta gente!!! A cidade está lotada, turistas de toda parte, nunca vi igual. Sao muitas procissoes durante todo o dia, todas passam pela Catedral, está tudo muito bem organizado, há folhetos com toda a programaçao, um encanto!!! Como agradeço por estar aqui!!!

    Hoje me deram uma boa sugestao, pela manha ir a várias igrejas para ver os passos (imagens) mais de perto, fiquei maravilhado com tanta beleza, aproveitei também para rezar com tudo isso. Algumas sao mais famosas, como a Macarena, só para entrar temos que enfrentar uma fila enorme, mas vale a pena. Estou com minhas pernas e pés "moídos", um bomn treinamento para o Caminho de Santiago!

    É uma experiência única, acompanhar de perto tudo isso, uma religiosidade diferente, uma expressao única, de uma cultura de um povo, estou encantado.
    A comunidade dos jesuítas é bastante acolhedora e amanha estarei com Pe. Luís no Centro de Fé e Cultura Pedro Arrupe, outra oportunidade excelente.

    Continuem com Deus!
    Que Maria nos ajude a conhecer mais e mais seu amado Filho! Muita PAZ e força no Senhor da VIDA! Feliz Páscoa! Pe. Renato, SJ.


Relato Relato 
R E L A T O S