Bolhas
Medicamentos

Na Espanha é necessária a apresentação de receita médica para a compra de uma grande quantidade de remédios. Por isto, se você necessita utilizar constantemente algum medicamento, (doenças pré-existentes) leve-o consigo do Brasil, na quantidade necessária para o período em que vai permanecer. Exemplos comuns são os remédios para diabetes, hipertensão, problemas do coração, eplepsia, enxaqueca e outros.

Os medicamentos de uso mais comum, como os cremes antiinflamatórios, antitérmicos, analgésicos, para insônia, diarréia, prisão de ventre, etc, podem ser adquiridos sem problemas e são facilmente encontrados por todo o Caminho Francês. Há que se observar o horário em que as farmácias estão abertas. Na parte da tarde, muitas delas, principalmente nas pequenas localidades, só abrem após 16 ou 17 horas. Esta é a hora que termina a tradicional "siesta" dos espanhóis.

É interessante, antes de viajar, jogar fora as embalagens dos medicamentos (mas não necessariamente as bulas) e acondicioná-los em sacos plásticos ou pequenos recipientes de plástico para protegê-los da humidade. As embalagens de filmes para máquinas fotográficas são excelentes.

Os antiinflamatórios merecem um comentário adicional:

Existem antiinflamatórios que vêm associados a analgésicos que atuam por até 24 horas. Seu uso indiscriminado ou sem orientação médica tenderá, com a eliminação dos sintomas, a mascarar um quadro que poderá, em pouco tempo, se tornar muito mais grave.

Se você for fazer uso de um desses medicamentos, faça-o por somente uma vez (para aliviar o desconforto da dor) e espere de 24 horas a 36 horas. Persistindo os sintomas procure ajuda médica imediatamente.

De modo geral, não use medicamentos sem conhecimento dé um médico. Você estará muito longe de casa para arriscar, não e?