Conheça o caminho > Codex Calixtinus

Imagem principal da página 'Codex Calixtinus'.

O Liber Sancti Jacobi, também referido como Codex Calixtinus ou Códice Calixtino (Santiago de Compostela, Arquivo da Catedral, s.n.), é um manuscrito de meados do século XII. 

É conhecido do grande público pelo seu livro V, que se constitui no mais antigo guia para os peregrinos que faziam o Caminho rumo a Santiago de Compostela, incluindo conselhos, descrições do percurso e das obras de arte nele existentes, assim como usos e costumes das populações que viviam ao longo da rota. Os demais livros do códice contém sermões, narrativas de milagres e textos litúrgicos diversos relacionados com o apóstolo São Tiago.

Encontrava-se conservado no Arquivo da Catedral de Santiago de Compostela, tendo sido comunicado no dia 5 de julho de 2011 que tinha sido roubado desse local. A 4 de julho de 2012, um ano depois do furto, foi encontrado escondido numa garagem embrulhado num saco de lixo com outras raridades da Catedral. Os responsáveis pelo roubo foram um eletricista, ex-funcionário da Catedral de Santiago de Compostela, a sua mulher e filho e uma quarta pessoa, companheira do filho.